segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lula, o Filho do Brasil. - Crítica -

Fui ver este filme sem pensar na possibilidade dele ser pamfletário, político, isso ou aquilo. Quis ver porque a história do Lula é uma que acompanhei durante um tempo e estava curioso pra ver como a história ia ser recontada.

Mas foi justamente esse elemento, a história, que não funcionou. Vejo poucos filmes nacionais com um bom roteiro. Em nenhum momento eu vi o crescimento do personagem principal. Nada me convencia da paixão dele. De repente ele era líder sindical... de repente ele subiu... de repente todos o adoravam... de repente ele foi preso. Motivações e paixões nunca foram expostas. O básico em um roteiro é que aprendemos mais com as reações de um personagem do que com o que ele conta.

Tem também o ator Milhem Cortaz que fez o pai do Lula. Existe uma mania agora no teatro no Brasil que atuar bem é se exacerbar e falar texto gritando enquanto chora e baba. Vide a Pedra do Reino versão da Globo. É uma pena porque é um ótimo ator na mão de uma direção equivocada.

O ator imita bem o Lula. Adoro a Cléo Pires. Mas uma coisa que este filme faz que quase todos os filmes e produções de TV fazem é que pra fazer papel de nordestino pegam atores da região Sudeste. Os sotaques nunca são convincentes. As atuações são exageradas, clownescas, caricatas. Na verdade não sei como nordestinos agüentam ser retratadas desse jeito o tempo inteiro. (A primeira vez que vi um filme em que o nordestino não era retratada de forma caricata foi no Céu de Suely de Karim Ainouz). Sempre amei a Gloria Pires mas o texto que deram pra ela era cliché atrás de clichés atrás de cliché. Quase risíveis. Só faltou ela falar – Agua mole em pedra dura...

Só recomendo o filme por que sempre vale a pena ser lembrado de como a ditadura era estúpida e troglodita. Mas esse filme peca no lugar onde a grande parte dos filmes nacionais pecam... no roteiro. Lula o filho do Brasil não é uma historia bem contada.

12 comentários:

Anônimo disse...

blog不錯唷~我會常常來看的~加油~!! .........................

Anônimo disse...

想像是什麼並不重要,想像能做什麼才重要..................................................

Anônimo disse...

thank for share, it is very important . ̄︿ ̄

宜欣 disse...

你的部落格很棒,我期待更新喔........................................

Anônimo disse...

很喜歡你的blog哦...加油唷 ........................................

Anônimo disse...

Necessity is the mother of invention.......................................................

Anônimo disse...

要像鐵鎚和釘子一樣,永遠向著定點努力。......................................................

Anônimo disse...

非常感謝~3Q~....................................................

Anônimo disse...

經驗是良師,可惜學費貴 ..................................................

Anônimo disse...

請繼續發表好文!加油加油加油!.............................................

Anônimo disse...

只有尋常才幹,但具有不尋常恆心的人,一切皆可獲取..............................

Anônimo disse...

厚 !!!等了好久的更新~~一定要支持的啦(ΘωΘ)........................................